sexta-feira, 22 de junho de 2012

O que há de novo? - Kajal


E vocês perguntam...mas o que é isso?Kajal?!

Pois bem, aqui fica a explicação histórica:
ShareKajal é o nome hindu de kohl, uma mistura de ingredientes utilizada como tinta para os olhos desde a Idade de Bronze (3500 a C).
As rainhas egípcias já utilizavam esta tinta para protecção de doenças nos olhos.
Em algumas castas da Índia e do Egito, o Kajal era aplicado em bebés e crianças como protecção contra a inveja, vulgo "mau olhado".
Pintar os olhos nestas culturas é tradição que vai além da beleza.
Os antigos orientais usavam o kajal - pó ou bastão para pintar os olhos - como factor de protecção contra doenças oftalmológicas e problemas inflamatórios em geral e a nível espiritual, contra os maus espíritos. Até hoje alguns povos, como os berberes, povo que vive no Norte da África, perto de Marrocos, nas terras do Saara, ainda aplicam kajal nos olhos dos bebés para fortalecê-los espiritualmente e também como protecção contra os raios solares e as queimadoras no deserto.
Até mesmo as mulheres do Oriente Médio, que culturalmente cobrem o corpo totalmente, usam o kajal para pintar os olhos.
Na Índia, no Egito e em Marrocos, entre outros países orientais, usa-se o produto em pó - feito de carvão (carbono) e especiarias bem moídas - e aplica-se com um palito. Por lá, as mulheres preparam o próprio kajal, com carvão, cravo, canela ou pimenta.
O produto em causa começou a ser comercializado como produto cosmético no ocidental, nas décadas de 60/70, quando a onda hippie se inspirava na moda indiana.  O produto está novamente na moda, tendo em conta a grande tendência dos esfumados.
A fórmula original ayurvédica desse kajal, composto de óleo vegetal, cera de abelha e carbono, acalma e limpa os olhos cansados e irritados - e até intensifica seu brilho natural. Esse carbono, encontrado em algumas versões do kajal, vai barrar a entrada das partículas de pó nos olhos e os protege-los contra a iluminação intensa. Como alguns produtos agora comercializados contêm cânfora, dá ainda uma sensação refrescante aos olhos e previne inflamações e irritações.
Existem várias marcas que comercializam estes Kajal, todavia, eu pessoalmente, ainda não tive a felicidade de me encontrar com tal produto. Mas logo que o encontre, farei um post. Eele basicamente é tipo um lápis para olhos, mas mais grosso e com uma forma cónica.
As aplicações na maquilhagem podem ser variadas, a que mais me seduz e a que será mais prática, é aquela em que se coloca o Kajal numa posição horizontal, se coloca no meio da pálpebra superior e inferior, com o olho praticamente fechado e se arrasta o Kajal..e pronto, fica esfumado em cima, em baixo (depois com uma ajudinha dos dedos) e a linha de água inferior e superior pintadas. Para o dia a dia é fantástico…
Portanto todas à procura do Kajal!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por comentar e volte sempre;-)